sexta-feira, 14 de março de 2008

A poesia pelos poetas (parte 6)


Qual a matéria prima do poeta?

Uma palavra - Chico Buarque

Palavra prima
Uma palavra, só a crua palavra
Que quer dizer
Tudo
Anterior ao entendimento, palavra

Palavra viva
Palavra com temperatura, palavra
Que se produz
Muda
Feita de luz mais que de vento, palavra

Palavra dócil
palavra d'água pra qualquer moldura
Que se acomode em balde, em verso, em mágoa
Qualquer feição de se manter palavra

Palavra minha
Matéria prima, minha criatura, palavra
Que me conduz
Mudo
E que me escreve desatento, palavra

Talvez, à noite
Quese-palavra que um de nós murmura
Que ela mistura as letras que eu invento
Outras pronúncias do prazer, palavra

Palavra boa
Não de fazer literatura, palavra
Mas de habitar
Fundo
O coração do pensamento, palavra

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Namastê.
Como pode existir uma palavra Anterior a tudo,
A todo entendimento?
Uma palavra que por seu portento,
Ao poeta dá alento?
Samadhi.

Vitorino disse...

a melhor palavra eh a com temperatura