sábado, 15 de dezembro de 2007

Falando em Justiça...

Talvez você, caro colega, não tenha se perguntado o motivo pelo qual o curso de direito ser representado pela cor vermelha. Aliás, talvez nem tenha notado que, para cada área do conhecimento, há uma cor específica, como, por exemplo, o verde, na área da saúde; o azul, para o ensino; e o vermelho, para o direito. Se você não sabe o motivo, deveria saber, haja vista a cor representar a sua “missão” no mundo. Isso mesmo: as cores que representam os cursos têm ligação direta com a missão destes no mundo. Então, por quê o vermelho?

O vermelho, na heráldica, representa a fortaleza, bons cuidados, valorosidade, fidelidade, alegria e honra, virtudes que devem estar presentes em qualquer operador do direito, seja ele advogado, juiz, membro do Ministério Público ou estudante. Os cavaleiros medievais que usavam esta cor em seus brasões tinham por missão socorrer os oprimidos e os injustiçados, objetivo este, meus caros, que deve ser perseguido por cada uma e cada de nós neste mundo-de-meu-Deus. O vermelho denota ainda coragem e ousadia, qualidades que não podem deixar de nos acompanhar em nossa caminhada.

Para quem não sabe a primeira missão da OAB é “defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas” (art. 44, I da Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994). Já a do Ministério Público é “a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis” (art. 127, Constituição Federal de 1988).

Assumamos nossa missão e façamos um mundo melhor! Para conclusão, deixo aqui a belíssima frase do grande Mahatma Gandhi: “Se ages contra a justiça e eu te deixo agir, então a injustiça é minha”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rapaz, como sinto falta das nossas discussões em sala de aula, aproveitarei um pouco do seu espaço, que o faço um pouco meu nesse instante.
Vermelho significa isso tudo? Os que trabalham com o Direito possuem tão poucas das qualidades que deveriam ter? Então, vamos colocar logo um arco-íris para simbolizar todos os cursos, a fim de que não falte uma determinada qualidade por falta de cor que a signifique.
Se acham o arco-íris gay não podem defender a igualdade. Se acham o vermelho mais nobre não podem compreender a dependência que o jurídico tem de outros ramos do conhecimento. Multi e interdisciplinaridade, uma miscelânea de cores, por um pouco mais de ética (o próximo como a ti).

RamonReboucas